Omnichannel para Empresas

Omnichannel para Empresas

Muitos textos inundam a Internet e explicam o que é uma estratégia OmniChannel, alguns explicam as principais dicas para a aplicação de tais estratégias ou quais todas as etapas para realiza-lo. Porém, poucos são os canais que deixam bem claro quais as aplicações reais e concretas no cotidiano do meio corporativo para essa poderosa ferramenta.

Embora, não seja divulgado a todo momento, até por conta da linguagem técnica do mundo Business, as estratégias do mundo OmniChannel estão em grandes corporações das quais nós compramos ou utilizamos seus serviços sem nem ao menos nos darmos conta disso. São inúmeros exemplos de como empresas de variados portes souberam aproveitar as vantagens do sistema OmniChannel para crescerem.

Por exemplo, a companhia Via Varejo, tem como suas principais lojas, as Casas Bahia, Ponto Frios e os Supermercados Extra. A maioria das suas unidades possuem lojas digitais que funcionam como laboratórios; que medem a satisfação dos clientes, através até de leitura das expressões dos clientes. Isso é realizado através de câmeras que ficam instaladas em totens em pontos estratégicos de cada loja física da rede Via Varejo.

Melhore sua estratégia de atendimento

Outras estratégias de pontos de atendimento e de aproximação com os clientes, que podem ser enquadradas na estratégia OmniChannel, são outras formas de loja física, como nos exemplos a seguir.

Lojas compactas ou menores, que servem de mostruário das novidades que a empresa oferece, são uma estratégia de aproximação eficiente com os clientes. Ou ainda, lojas smarts, que no caso da falta de lojas físicas em cidades do interior, suprem a demanda por produtos e serviços.

No caso da impossibilidade de abertura dos pontos físicos, representantes de sua marca ou companhia podem criar um Marketplace. Como está abrigado em geral em páginas ou sites de Internet de grande circulação, podem ser eficientes para alcançar um grande público, porém com custo reduzido. Ainda se tratando de pontos físicos, podemos citar o exemplo de quiosques, que podem ser instalados em centros comerciais e podem integrados facilmente às suas lojas digitais.

O ambiente da Internet trouxe uma variedade enorme de possibilidades para os lojistas, empresários e empreendedores. Sem a rede mundial de computadores e de Informação, o E-commerce não seria possível. Porém, o que aconteceu foi que para além das atividades comerciais, atualmente graças à popularização dos smartphones e seus aplicativos, os clientes podem ser atendidos ou fazerem solicitações em qualquer lugar do mundo.

Mas imaginem vocês, o quão difícil seria se fosse necessário que para cada loja, marca ou serviço, o cliente precisasse baixar apenas um aplicativo. Para resolver essa questão, a maioria das grandes companhias, além de seus sites e aplicativos, atendem em serviços de chats, em outros aplicativos como o Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter e outros. Isso traz agilidade e principalmente comodidade a todos os clientes.

Estratégias de OmniChannel

Entre as estratégias de OmniChannel, não basta que se instalem pontos físicos para a aproximação com os clientes. Outras ações se fazem necessárias, algumas delas são, uma otimização dos estoques. Quanto mais lojas ou pontos de distribuição você colocar em funcionamento, terá de suprir as necessidades de todos os clientes. Pois, uma loja sem estoque não pode funcionar de maneira eficiente.

Ter uma integração entre os canais de atendimento, como por exemplo, se o cliente comprar pelo site e retirar em uma das unidades físicas sem necessitar de burocracia ou esperar pela entrega, que pode demorar semanas ou meses. Outra função importante dessa integração, é realizar trocas, pois na maioria das vezes as compras online não permitem que se experimentem os produtos ou serviços. Ou seja, algumas vezes o que o cliente recebe não é o que esperava e terá a necessidade de uma troca em tempo reduzido.

Outros empreendimentos que nasceram de maneira menor, através de sites de vendas pela Internet, pelo custo mais baixo, do que manter uma estrutura física, se viram pressionados a ter uma loja para que os clientes pudessem ter uma experiencia concreta com a marca e com os produtos disponíveis.

Tenha Multcanais de Atendimento

Outra grande estratégia do OmniChannel para as empresas é o treinamento dos seus colaboradores, desde os vendedores, até chegar nos atendentes de telemarketing. E para uma economia maior ainda por parte das lojas físicas, os colaboradores podem realizar as funções de venda, caixa e atendente. Porém, o processo precisa ser muito consciente, pois o número de informações será muito grande.

Se na ânsia de economizar, contratando um número menor de colaboradores, você não os treinar para que todas as funções, a estratégia pode se tornar a ruína de seu empreendimento. Não é possível recuperar com tanta facilidade clientes que relatam problemas em qualquer etapa do atendimento em quaisquer das etapas de sua experiencia com lojas ou marcas.

Algumas empresas também dão exemplos de como não se comportar no atendimento OmniChannel, e uma delas é não manter a atualização dos estoques, assim como também sem suprimentos para eventuais reparos em seus produtos ou serviços. Invista nas estratégias corretas para o OmniChannel da sua empresa, para que seus investimentos não sejam em vão.

Todos os direitos reservados OmniSmart®