O Que e Omnichannel

O Que e Omnichannel

Se você ainda não sabe o que é omnichannel, pode ser que você já esteja atrás da concorrência. Mas, ainda bem que o no Blog da OmniSmart, você encontra as melhores informações sobre esse assunto.

O conceito omnichannel chegou no Brasil para transformar a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes, e com isso, aumentar o desempenho do seu negócio.

O consumidor 3.0 está cada vez mais imerso nas redes sociais. Por isso, saber a melhor forma de usá-las é uma peça chave para o sucesso da sua empresa.

Para isso, é necessário ter uma boa estratégia de comunicação, integrar os canais de mensagens e se adequar às necessidades dos seus clientes. E é aí que o conceito omnichannel entra.

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Continue lendo esse texto para saber o que é omnichannel e como implantar essa estratégia no dia a dia da sua empresa.

O que é omnichannel?

Bastante usado no EUA e na Europa, a estratégia omnichannel foi criada para integrar processos de compra, melhorando a experiência do cliente com a empresa em todos os canais de comunicação.

Sendo assim, é possível iniciar a jornada do cliente em um meio de comunicação e terminar em outro. O consumidor 3.0 enxerga essa ação como um benefício para ele.

É importante que, em todas as etapas do funil de vendas, o cliente tenha todas as informações que precisar para fazer com que ele adquira aquele produto ou serviço, com base na sua estratégia de marketing.

Para que isso dê certo, os vendedores terão acesso a todas as informações dos consumidores, assim como a sua trajetória de compra, para poder oferecer um atendimento de qualidade independente do canal escolhido pelo cliente.

Uma estratégia omnichannel vai além de ter um site, e-commerce e um aplicativo. É integrar os processos de compra de todos os canais de venda, disponibilizando os mesmos preços e condições de pagamento. Mesmo assim, você também pode oferecer serviços exclusivos ou complementares em diversos meios de comunicação do seu negócio.

O ponto mais importante em uma estratégia omnichannel é não deixar que as informações passadas nos diferentes canais sejam diferentes entre si.

Para evitar esse tipo de situação, uma boa saída é fazer com que um canal leve a outro e os atendentes deem continuidade aquela venda, agregando assim, mais valor a experiência do cliente.

Como se tornar uma empresa omnichannel?

Implantar uma estratégia omnichannel não é uma tarefa tão simples assim. O primeiro passo é conhecer o seu consumidor e descobrir quais são os meios de comunicação que ele mais utiliza no seu dia a dia para interagir com marcas e com pessoas.

Sabendo dessas informações, fica mais fácil descobrir onde o seu negócio deve estar presente. Tanto a sua loja física quanto seu e-commerce devem estar integrados e online nas suas mídias sociais.

Para melhorar a jornada de compra dos seus clientes, é necessário fazer a divulgação correta de todos os seus canais e explicar os diferenciais de cada um. Assim, você consegue atingir um bom nível de engajamento nas mídias.

Também é importante investir em tecnologia e avaliar todas as etapas da empresa que conversam com a comunicação, visando identificar melhorias em processos para implantar a estratégia omnichannel com mais facilidade na empresa.

Um ótimo exemplo de estratégia omnichannel que dá certo é fazer com que o cliente compre online e retire na loja. Além de ele não precisar gastar com o frete, ele pode ter o produto em mãos em um período de tempo mais curto e tem uma experiência de compra melhor.

Quer implantar a estratégia omnichannel aí no seu negócio? Converse hoje mesmo com um dos consultores da OmniSmart e confira tudo que nossa empresa pode fazer pelo seu negócio!

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