terça-feira, 28 de maio de 2024
Login

Voip✔️ Como [Fazer Ligações] Para Outro Estado?

Dummy

A vastidão territorial do Brasil, um país de dimensões verdadeiramente continentais, pode levar a uma série de desafios logísticos e de comunicação. Um desses desafios é como realizar ligações interurbanas, um tópico que ainda deixa muitas pessoas em dúvida. Afinal, como efetivamente fazer ligações para outro estado?

Esta questão é mais relevante do que nunca, considerando a importância das comunicações em nossa sociedade atual. Portanto, o objetivo deste artigo é oferecer um guia completo para ajudá-lo a entender como fazer ligações inter-estatais.

Primeiramente, forneceremos uma lista detalhada das principais cidades brasileiras, separadas por região, com os respectivos códigos DDD que você precisa usar ao ligar para cada uma delas. Mas, antes de nos aprofundarmos nessas informações, vamos explicar os benefícios da telefonia digital nesse tipo de chamada e por que ela é tão essencial.

Então, se você está curioso para descobrir como fazer ligações para outro estado, continue a leitura deste artigo!

Como fazer ligações para outro estado

O sistema de Discagem Direta a Distância, mais conhecido pela sigla DDD, é utilizado no Brasil para identificar o destino das chamadas, sejam elas internacionais ou regionais. Ao fazer ligações para outro estado ou chamadas interurbanas, você precisa saber o DDD da região com a qual deseja falar e o DDD da sua operadora de telefonia.

Este sistema padronizado se tornou possível graças à automação dos sistemas de telefonia, promovida pelo uso de satélites. Assim, ao fazer ligações inter-estatais, você pode escolher ligar a cobrar ou de forma convencional, dependendo das tarifas da sua operadora ou de possíveis acréscimos ao boleto da sua conta telefônica.

Para facilitar, vamos ver como fazer ligações inter-estatais, seja de forma convencional ou a cobrar.

Ligações inter-estatais de forma convencional

Digite “00” + o “DDD da sua operadora” + o “DDD da região do número desejado” + número do telefone ou celular.

Ligações inter-estatais a cobrar

Digite “90” + o código da sua operadora + o DDD do número desejado + número do telefone ou celular.

Neste caso, para realizar ligações a cobrar, é necessário iniciar a discagem com o número 90.

Telefonia VoIP vs telefonia convencional

Antes de apresentarmos a lista de códigos DDD por região, precisamos explicar como funciona o sistema de ligações para outro estado. A primeira coisa a considerar é qual o tipo de telefonia e qual operadora você está utilizando para fazer a chamada.

Atualmente, é comum que muitas pessoas usem a telefonia convencional com maior frequência. Se este for o seu caso, vamos fornecer uma lista com os códigos das principais operadoras de telefonia no Brasil.

A seguir, apresentamos os códigos de todas as operadoras de telefonia para telefone fixo e móvel no Brasil.

Telefone móvel

TIM: 41

Claro: 21

CTBC Telecom: 12

OI: 31

Vivo: 15

Sercomtel: 43

Nextel: Não precisa de código

Telefone fixo

Sercomtel: 43

Global Crossing (Impsat): 45

Hoje: 46

Gente Telecom: 10

Ligue Max: 11

CTBC: 12

Fonar: 13

Brasil Telecom: 14

Vivo: 15

Viacom: 16

Transit Telecom: 17

Spin: 18

Epsilon: 19

Embratel/NET: 21

Intelig: 23

Primeira Escolha: 24

GVT: 25

IDT: 26

Aerotech: 27

Alpamayo: 28

Oi: 31

Convergia: 32

Teledados: 34

Easytone: 35

DSLI: 36

Golden Line: 37

Viper: 38

TIM: 41

GT Group: 42

BT Communications: 47

Plenna: 48

Cambridge: 49

51 Brasil: 51

LinkNET: 52

Telebit: 54

Espas: 56

Voitel: 58

Nexus: 61

Hello Brasil: 63

Neotelecom: 64

CGB VoIP: 65

Redevox: 69

Locaweb: 72

Sermatel: 81

BBT Brasil: 84

America Net: 85

Konecta: 89

Nebracan: 95

Amigo: 96

Esses códigos devem ser usados junto com os códigos DDD da região para a qual você está ligando. Isso permitirá que você faça ligações para outro estado de maneira eficiente e sem confusão.

Então, está pronto para começar a fazer ligações inter-estatais com facilidade e confiança? Vamos prosseguir!

O essencial para realizar ligações para outro estado é ter à mão o código da operadora de telefonia. As líderes no mercado brasileiro são: TIM, Oi, Claro e Vivo.

Os códigos dessas operadoras já foram mencionados antes, mas para facilitar a sua consulta, vamos destacá-los aqui:

Operadora - Código

TIM - 41

Oi - 31

Claro - 21

Vivo - 15

Naturalmente, é crucial selecionar uma operadora que ofereça uma gama ampla de benefícios. Existem, no entanto, duas tecnologias principais que, embora forneçam funcionalidades semelhantes, diferem em muitos aspectos.

A seguir, vamos esclarecer a diferença entre as duas.

Telefonia convencional

O telefone convencional é um dispositivo que converte sinais de voz em dados analógicos. Este tipo de transmissão é feita por meio de uma rede física tradicional, que utiliza cabos e uma infraestrutura fixa para conectar usuários às centrais telefônicas. Os benefícios do uso da telefonia convencional dependem inteiramente do plano escolhido.

A tarifação na telefonia convencional é baseada em taxas que variam conforme o tempo de chamada, o tipo de dispositivo e a distância interurbana. Portanto, se você planeja fazer muitas ligações para outros estados, o sistema convencional pode não ser a melhor opção.

Telefonia digital

Como o próprio nome indica, a telefonia digital é um meio de comunicação que utiliza a tecnologia IP para transmitir chamadas telefônicas em protocolos digitais, através da tecnologia VoIP. A principal distinção entre a telefonia digital e a convencional está na forma como os dados são armazenados e distribuídos.

Na telefonia digital, os dados são armazenados na nuvem e transmitidos digitalmente em todo o mundo. A telefonia IP oferece tarifas fixas a um custo mais equitativo em comparação com a telefonia convencional, além de proporcionar maior controle financeiro.

Este controle é possível porque, além de gastar muito menos com a manutenção e reparos do serviço, a telefonia digital também fornece informações sobre o custo de cada ligação.

Esperamos que agora esteja claro a distinção entre esses dois sistemas. De maneira geral, os serviços de telefonia digital tendem a oferecer um melhor custo-benefício em comparação à telefonia convencional.

Agora que você compreende a diferença entre as telefonia convencional e digital, podemos prosseguir para explicar como realizar ligações para outros estados.

Como fazer ligações para outro estado: principais cidades do Brasil

Vamos revisar as informações necessárias para fazer ligações para outro estado. Primeiramente, é importante entender que existe uma pequena diferença entre a forma de discagem na telefonia convencional e digital. Por exemplo, na opção digital, não é necessário incluir dois zeros no início da discagem.

Em vez de:

Digite 00 + o código (DDD) da região do número destinatário + número do telefone fixo ou celular de destino.

Você pode digitar:

Digite 0 + o código (DDD) da região do número destinatário + número do telefone fixo ou celular de destino.

Pode parecer um detalhe insignificante, mas em ligações internacionais, por exemplo, a eliminação de um zero pode facilitar a identificação de informações telefônicas pelo usuário.

Agora, retornando ao nosso tópico principal, vamos apresentar os códigos de telefonia de todo o país para facilitar a sua vida. Você pode usar a função CTRL+F para encontrar rapidamente o código de ligação para o estado desejado.

A seguir, veja as tabelas com informações de como fazer ligações para outro estado de acordo com a região. Vamos lá?!

Região Norte

Estado Cidade DDD

Acre Rio Branco 68

Amapá Macapá 96

Amazonas Manaus 92

Pará Belém 91

Rondônia Porto Velho 69

Roraima Boa Vista 95

Tocantins Palmas 63

Região Nordeste

Estado Cidade DDD

Alagoas Maceió 82

Bahia Salvador 71

Ceará Fortaleza 85

Maranhão São Luís 98

Paraíba João Pessoa 83

Pernambuco Recife 81

Piauí Teresina 86

Rio Grande do Norte Natal 84

Sergipe Aracaju 79

Região Centro-Oeste

Estado Cidade DDD

Distrito Federal Brasília 61

Goiás Goiânia 62

Mato Grosso Cuiabá 65

Mato Grosso do Sul Campo Grande 67

Região Sudeste

Estado Cidade DDD

Espírito Santo Vitória 27

Minas Gerais Belo Horizonte 31

Rio de Janeiro Rio de Janeiro 21

São Paulo São Paulo 11

Região Sul

Estado Cidade DDD

Paraná Curitiba 41

Rio Grande do Sul Porto Alegre 51

Santa Catarina Florianópolis 48

Com estas informações em mãos, você pode fazer ligações para outro estado com mais facilidade e segurança. Lembre-se sempre de verificar as tarifas de sua operadora para evitar surpresas na conta.

Esperamos que este guia tenha esclarecido suas dúvidas sobre como fazer ligações para outro estado no Brasil. De qualquer forma, caso ainda tenha alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário. Ficaremos felizes em ajudar!

Benefícios da Telefonia Digital

Anteriormente neste artigo, destacamos as diferenças entre a telefonia digital e a convencional. Agora, para auxiliar na sua decisão de qual operadora escolher, vamos abordar os principais benefícios da telefonia digital.

A telefonia digital atualmente requer apenas uma conexão de internet estável para garantir chamadas de alta qualidade. Com a telefonia VoIP, por exemplo, as chamadas podem ser realizadas por meio de dispositivos e programas específicos como telefone IP, PABX, webphones e softphones.

Essas ferramentas permitem que a chamada ocorra em qualquer lugar e a qualquer momento, já que a base da tecnologia VoIP é o uso de dados digitais.

Já decidiu qual operadora vai adotar?

Para saber mais sobre os benefícios do VoIP no Brasil, continue acompanhando nosso blog.

Como o VoIP pode auxiliar em ligações para outros estados?

Com a tecnologia VoIP, você tem a chance de economizar em infraestrutura, assim como diminuir os custos das chamadas. Isso é o que faz da telefonia VoIP uma opção com ótimo custo-benefício, permitindo que se façam chamadas para outros estados sem acréscimos no custo.

As chamadas DDD e DDI tornam-se mais acessíveis com o VoIP, podendo ser feitas com maior frequência e em qualquer horário desejado.

O VoIP permite a utilização de um número virtual, com benefícios que vão além do que a telefonia convencional oferece. O número virtual é um número de telefone regular que recebe chamadas da mesma forma que um número convencional. Além disso, as chamadas para esse número são direcionadas conforme regras definidas pelo usuário, permitindo a ativação da função "siga-me", por exemplo.

Exemplos

Agora que você já entende que as chamadas interurbanas, ou para outros estados, são realizadas para regiões distantes (outros estados brasileiros) e como é simples este modelo de discagem, fazer este tipo de chamada tornou-se bastante fácil, não é mesmo?

O essencial é lembrar de duas informações chave: o DDD da sua operadora; e o DDD do número que você deseja alcançar.

Por exemplo, vamos supor que você deseja, através de um número convencional, ligar para Salvador (BA).

Digite "00" + o "DDD da sua operadora" + o "DDD da região do número que você deseja alcançar" + número do telefone ou celular.

A sua chamada ficaria assim:

032 + 071 + o número desejado.

Pronto! Viu como é simples?

Conclusão

Em conclusão, compreender as diferenças entre a telefonia convencional e a digital pode impactar significativamente suas decisões de comunicação. A telefonia digital, em especial a VoIP, oferece várias vantagens, desde custos mais baixos até maior flexibilidade na realização de chamadas, tanto locais quanto interurbanas.

Além disso, é crucial saber como fazer chamadas interurbanas de forma eficiente, conhecendo os códigos DDD da sua operadora e do número de destino. Fazer uma ligação para outro estado ou região não precisa ser um processo complicado, desde que você esteja bem informado e escolha a operadora e a tecnologia mais adequadas às suas necessidades.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer dúvidas e fornecer informações valiosas. Continue nos acompanhando para mais atualizações e dicas sobre telefonia. Lembre-se de que a comunicação eficaz é a chave para o sucesso em muitas áreas da vida, seja pessoal ou profissional. Então, faça a escolha certa e aproveite os benefícios que a telefonia digital pode oferecer!

----------------------------------------------------------------------------------

Palavras-chave: 

telefonia digital, telefonia convencional, VoIP, DDD, operadoras de telefonia, código da operadora, chamadas interurbanas, ligações para outro estado, número virtual, tecnologia IP, ligação a cobrar, plano contratado, PABX, webphones, softphones, custos de ligação, número de destino, número convencional.

----------------------------------------------------------------------------------

FAQ:

O que é telefonia digital?

R: Telefonia digital é um tipo de comunicação que usa a tecnologia IP para transferir chamadas telefônicas em protocolos digitais.

O que é telefonia convencional?

R: Telefonia convencional é um sistema que transforma mensagens de voz em dados analógicos e transmite através de uma rede convencional, que funciona por meio de cabeamento e uma estrutura física.

O que é VoIP?

R: VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP, tornando possível a realização de chamadas telefônicas através da internet.

O que é DDD?

R: DDD é a sigla para Discagem Direta a Distância, usada no Brasil para identificar o destino da chamada, seja ela regional ou internacional.

Como faço para descobrir o código da minha operadora?

R: Os códigos das operadoras de telefonia são públicos e geralmente podem ser encontrados no site da própria operadora ou em listas disponíveis na internet.

O que são chamadas interurbanas?

R: Chamadas interurbanas, também conhecidas como ligações para outro estado, são aquelas realizadas para regiões diferentes daquela do número de origem.

O que é um número virtual?

R: Um número virtual é um número de telefone comum que recebe chamadas do mesmo modo que um número convencional. As chamadas para esse número são encaminhadas de acordo com regras definidas pelo usuário.

O que é tecnologia IP?

R: Tecnologia IP, ou Protocolo de Internet, é um protocolo que permite a transmissão de dados em redes de computadores.

Como funciona a ligação a cobrar na telefonia convencional?

R: Na ligação a cobrar, é necessário iniciar a ligação com o número 90 a frente, seguido do código da prestadora, do DDD do número contatado e do número do telefone celular.

O que é um plano contratado na telefonia convencional?

R: Um plano contratado é o pacote de serviços que o usuário adquire da operadora de telefonia, que pode incluir minutos de chamada, SMS, internet, entre outros.

O que são PABX, webphones e softphones?

R: PABX, webphones e softphones são recursos da telefonia digital que permitem a realização de chamadas em qualquer lugar ou hora, desde que haja uma conexão de internet estável.

Como os custos de ligação são calculados na telefonia convencional?

R: Na telefonia convencional, os custos de ligação são baseados em taxas que variam de acordo com o tempo da chamada, tipo de aparelho e distância interurbana.

O que é número de destino?

R: O número de destino é o número para o qual você deseja ligar, seja ele fixo ou móvel.

Como faço uma chamada para outro estado?

R: Para fazer uma chamada para outro estado, você precisa digitar o código 00, o código da operadora, o DDD do número de destino e o número de telefone.

Qual é a principal vantagem da telefonia digital em relação à convencional?

R: A principal vantagem da telefonia digital é o custo-benefício, pois além de ser mais barata, oferece maior flexibilidade e controle financeiro, além de depender apenas de uma conexão estável de internet para realizar uma chamada de qualidade.

----------------------------------------------------------------------------------

Fale com a OMNISMART

Acesse o Site: omnismart.com.br

Ou direto pelo WhatsApp:

https://api.whatsapp.com/send/?phone=558008782689

----------------------------------------------------------------------------------

ÁREA DE ATUAÇÃO:

São Paulo DDD(11) | Recife DDD(81) | Rio Grande do Sul DDD(51) | Rio de Janeiro DDD(21) | Salvador DDD(71) | Mato Grosso DDD(65) | Belo Horizonte DDD(31) | Porto Alegre DDD(51) | Minas Gerais DDD(31) | Curitiba DDD(41) | Nuvem Goiás DDD(62) | Espírito Santo DDD(27) |

----------------------------------------------------------------------------------

Direitos Autorais

O texto acima é de direito reservado para OMNISMART©. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal, Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

Gabriel Souza

Gabriel Souza é um publicitário especializado em jornalismo com uma paixão por contar histórias impactantes. Com formação acadêmica pela renomada Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gabriel possui um olhar estratégico afiado e criatividade inesgotável. Sua experiência profissional inclui trabalhos em grandes agências de publicidade, onde desenvolveu campanhas de sucesso para marcas líderes do mercado
Dummy

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados OmniSmart®