sábado, 27 de julho de 2024
Login
  • Home
  • Pabx Virtual
  • Veja Se O Seu Negócio Está Pronto Para Migrar Para A Telefonia Voip

Veja Se O Seu Negócio Está Pronto Para Migrar Para A Telefonia Voip

Dummy

Se sua empresa usa muito as linhas telefônicas para se comunicar, migrar da telefonia convencional para a telefonia VoIP certamente reduzirá seus custos de maneira considerável – até 70% de redução pode ocorrer –, mas será que você está pronto para essa migração? Alguns aspectos devem ser avaliados antes que você tome a decisão de adotar a telefonia VoIP e é sobre esses aspectos que falaremos a seguir.

Eficiência

Antes de migrar para a telefonia VoIP, pergunte-se sobre como ela poderá ser eficiente para o seu negócio. Se você tem uma empresa de Call Center, por exemplo, deve investir em planos específicos para ter recursos mais interessantes e economizar mais. Nos demais casos, um plano corporativo VoIP pode entregar as funcionalidades que você necessita por um ótimo preço.

Produtividade

Avalie também quanto a produtividade da sua empresa aumentará com a adoção do VoIP e se esse aumento vale o investimento. Em outras palavras, observe todos os pontos do seu negócio e tente entender como o VoIP pode contribuir para o aumento da produtividade. Você pode conferir algumas dicas nesse artigo.

Investimento

Uma das maiores preocupações de quem está pensando em migrar para a telefonia VoIP envolve o investimento. Será que você tem dinheiro suficiente para investir nessa tecnologia? Quais serão os custos a longo prazo? A boa notícia é que o VoIP é muito mais barato do que você imagina e mesmo que não haja recursos financeiros suficientes agora, você implementar a telefonia digital pouco a pouco em sua empresa.

Você pode, por exemplo, contratar um plano mais básico, como o Omnismart Starter da Omnismart, e adicionar novos números ou contratar planos mais robustos com o passar do tempo.

Outra forma de reduzir drasticamente os custos ao migrar para a telefonia VoIP é usar softphones, softwares que simulam telefones e podem ser instalados em computadores, notebooks, tablets e smartphones. Assim, você não precisa comprar telefones IP, que são um pouco mais caros, e economiza ainda mais.

Caso sua empresa seja grande e possua muitos departamentos, talvez seja uma boa ideia fazer um estudo e definir se é necessário implantar o VoIP em todos eles no primeiro momento caso seus recursos financeiros não sejam tão altos. Depois, a melhor estratégia e, sem dúvidas, padronizar o sistema telefônico e implantar o VoIP em todos os departamentos, pois dessa forma a economia em sua conta mensal será ainda maior.

Ambiente de rede

Sua estrutura de rede será o principal backbone para a implantação da telefonia VoIP em sua empresa. Os dados de voz digitais irão viajar pela sua rede para chegar até o destinatário e também até você. Uma rede de baixa velocidade resultará em ligações de má qualidade.

Se você já tem uma conexão de Internet, o que é muito provável, deverá então avaliar se a velocidade contratada é suficiente para suportar sua nova operação VoIP. É recomendado pelo menos 100 Kbps para cada linha telefônica digital. Não se esqueça também de deixar uma velocidade “separada” para o uso convencional da Internet como acesso a sites, download e upload de arquivos e troca de e-mails.

Camila Costa

Formada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Camila Costa é uma profissional apaixonada pelo estudo da mente humana e suas complexidades. Durante sua graduação, teve a oportunidade de realizar estágios em clínicas de psicologia, onde pôde adquirir experiência prática no atendimento a pacientes com diferentes demandas emocionais.
Dummy

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados OmniSmart®