segunda-feira, 24 de junho de 2024
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Tudo Sobre Api Integração Utilizando O Asterisk

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O Asterisk Manager Interface (AMI) permite que um programa cliente se conecte a uma instância do Asterisk e emita comandos ou leia eventos em um fluxo TCP / IP. Os integradores acharão isso particularmente útil ao tentar rastrear o estado de um cliente de telefonia dentro do Asterisk e direcionar esse cliente com base em regras personalizadas e possivelmente dinâmicas. O API – Application Programming Interface é um conjunto de padrões e rotinas programáveis que serve para acessar um aplicativo de software ou acessar uma plataforma que utiliza a WEB, como o PABX VoIP.

Um protocolo simples baseado em linha “chave: valor” é utilizado para comunicação entre o cliente de conexão e o PBX. As linhas são encerradas usando CR / LF. Por uma questão de discussão, abaixo usaremos o termo “pacote” para descrever um conjunto de linhas de “chave: valor” que são encerradas por um CR / LF extra.

Conhecendo um pouco sobre API Asterisk

A Omnismart vai explicar com mais detalhes os tipos de pacotes e como o API funciona utilizando o Asterisk. O tipo de pacote é determinado pela existência de uma das seguintes chaves:

Ação: um pacote enviado pelo cliente conectado ao Asterisk, solicitando que uma determinada ação seja executada. Há um conjunto de ações finito (mas extensível) disponível para o cliente, determinado pelos módulos atualmente carregados no motor Asterisk. Apenas uma ação pode ser pendente por vez. O pacote de ação contém o nome da operação a ser executada, bem como todos os parâmetros necessários.

Resposta: a resposta enviada pela Asterisk para a última ação enviada pelo cliente.

Evento: dados pertencentes a um evento gerado a partir do núcleo do Asterisk ou um módulo de extensão.

Geralmente, o cliente envia pacotes de Ação para o servidor Asterisk, o servidor executa a operação solicitada e retorna o resultado (muitas vezes apenas sucesso ou falha) em um pacote de Resposta.

Como não há garantia quanto à ordem dos pacotes de resposta, o cliente geralmente inclui um parâmetro ActionID em todos os pacotes de Ação que são enviados de volta pelo Asterisk no pacote de resposta correspondente. Dessa forma, o cliente pode facilmente combinar pacotes de ação e resposta ao enviar ações a qualquer taxa desejada sem ter que aguardar pacotes de resposta pendentes antes de enviar a próxima ação.

Os pacotes de eventos são usados ​​em dois contextos diferentes: por um lado eles informam os clientes sobre as mudanças de estado no Asterisk (como novos canais sendo criados e desligados ou agentes que estão sendo registrados e desativados), por outro lado eles são usados ​​para transportar a carga de resposta para ações que retornam uma lista de dados (ações geradoras de eventos). Quando um cliente envia uma ação geradora de evento, o Asterisk envia uma Resposta empacotada indicando sucesso e contendo uma linha “Resposta: Seguida”.

Sobre a Omnismart

A Omnismart é uma das líderes do mercado em soluções integradas para voz, SMS e e-mail para Call Centers. Oferecemos suporte 24h por dia durante os 7 dias da semana. Estamos presentes em diversas empresas, atuando nos setores de cobrança, SAC, televendas, indústrias e também no varejo, sempre com soluções que visam a redução de custos e aumento da produtividade aliados à satisfação dos clientes.

Maria Silva

Formado em telecomunicaes pela Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), Maria Silva trilhou seu caminho profissional iniciando como assistente tcnico em uma empresa de telecomunicaes. Ao longo do tempo, ela se especializou em projetos de alta tecnologia e participou ativamente de grandes empreendimentos de telecomunicaes que priorizavam a conectividade e a inovao.
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