segunda-feira, 24 de junho de 2024
Login

Trocar Telefonia Convencional Pela Virtual Vale A Pena?

Dummy

Um número crescente de empresas optaram por trocar telefonia convencional pela virtual ao longo dos últimos anos. As alternativas de telefona VoIP são mais baratas e há, ainda, uma série de outras vantagens quando se escolhe trocar telefonia convencional pela virtual. Essas vantagens incluem alta escalabilidade, baixo custo e riqueza de recursos. Será que a troca vale a pena? É sobre isso que falaremos hoje.

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a Omnismart e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

Criamos uma tabela de comparação entre as características da telefonia virtual e convencional. Isso irá ajudá-lo a avaliar se vale a pena trocar telefonia convencional pela virtual acordo com seu perfil.

Recurso Telefonia Virtual Telefonia Convencional

Tipo de conectividade Internet Linhas de telefone dedicadas

Largura de banda requerida Aproximadamente 10kbps em cada direção Aproximadamente 64kbps em cada direção

Custos Trocar telefonia convencional pela virtual pode significar uma boa redução de custos. Ligações VoIP para VoIP podem ser feitas gratuitamente e os custos de ligação de longa distância (DDD e DDI) são reduzidos, uma vez que utiliza a conectividade com a Internet. Nenhuma chamada gratuita pode ser realizada. As ligações internacionais costumam custar caro.

Escalabilidade A tecnologia VoIP proporciona grande escalabilidade e, geralmente, só é necessário uma boa conexão de internet e atualizações simples de software. Para realizar um upgrade de sua telefonia convencional, você precisará comprar novos equipamentos (custos om hardware) e linhas dedicadas, o que pode se tornar complexo e custoso.

Extensões remotas Esse recurso está presente em praticamente todos os serviços de VoIP. Esse recurso geralmente exige linhas dedicadas para cada extensão e isso pode ser custoso.

Continuidade dos negócios / Recuperação de desastres O serviço deixa de funcionar quando a conexão com a Internet é perdida. As organizações, ainda, devem ter um plano para recuperação de desastres VoIP. Geralmente o serviço continua funcionando quando a energia acaba, uma vez que os telefones convencionais com fio não precisam de eletrecidade para funcionar. Os telefones sem fio, no entanto, tornam-se inúteis quando isso acontece.

Espera de chamadas A maioria dos planos VoIP oferecem o serviço de espera de chamadas gratuitamente. Esse recurso está disponível mediante cobranças extras.

Encaminhamento de chamadas Alguns planos VoIP oferecem o serviço de encaminhamento de chamadas gratuitamente. Em outros casos, esse recurso pode ser ativado por pequenas taxas. Esse recurso está disponível mediante cobranças extras.

Transferência de chamadas Alguns planos VoIP oferecem o serviço de transferência de chamadas gratuitamente. Em outros casos, o recurso não está presente. Esse recurso está disponível mediante cobranças extras.

Chamadas para números emergenciais Depende do serviço, mas na maioria dos casos, as chamadas para números emergenciais não são possíveis utilizando a telefonia virtual ou então são limitadas. As chamadas para números emergenciais são sempre permitidas.

Esperamos que a análise da tabela comparativa acima ajude-o a decidir de vale a pena trocar telefonia convencional pela virtual. Se ainda assim você tiver dúvidas, entre em contato com nossos consultores. Eles terão o prazer em ajudá-lo a tomar a melhor decisão para seu negócio.

Gabriela Carvalho

Formada em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gabriela Carvalho iniciou sua carreira em uma multinacional como analista financeira. Após alguns anos, decidiu empreender e fundou sua própria empresa de consultoria financeira, auxiliando pequenos e médios negócios a melhorar sua gestão financeira e alcançar o crescimento sustentável.
Dummy

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados OmniSmart®