terça-feira, 28 de maio de 2024
Login

Os 10 Passos Para Uma Implementação Voip Bem-Sucedida

Dummy

Existem alguns passos importantíssimos para que uma implementação VoIP seja bem-sucedida. Para ajudar você nessa tarefa, fizemos uma lista com os 10 passos mais importantes em qualquer implementação VoIP.

1. Defina suas necessidades

Para que uma implementação VoIP seja bem-sucedida, o primeiro passo importante é definir suas necessidades para você possa se comunicar de forma eficaz. Você deve avaliar:

  • Localidade
  • Funcionários locais
  • Funcionários remotos
  • Recursos necessários
  • Crescimento esperado

2. Monte uma equipe de planejamento e aquisição

Identifique as pessoas que cuidarão dos fornecedores e da tecnologia. Quando se lida com a tecnologia VoIP, esse é um passo fundamental.

3. Compare recursos e custos

Considere os recursos oferecidos por cada operadora e avalie seus custos. Basicamente, há dois tipos de fornecimento de serviço VoIP:

  • Tudo incluso
  • Pague de acordo com os recursos que deseja
  • Avalie a melhor opção de acordo com suas necessidades.

4. Calcule os custos iniciais, recorrentes e totais

Uma solução na nuvem pode ter menos custos iniciais e mais custos recorrentes. No entanto, investir em seu próprio equipamento pode ter mais custos iniciais e menos custos recorrentes.

Antes de fazer sua implementação VoIP, calcule os custos iniciais, recorrentes e totais e veja qual opção vale mais a pena.

5. Saiba como responder uma pergunta essencial

“Você tem uma boa conexão de Internet?”

A tecnologia VoIP depende de uma conexão estável para funcionar bem, portanto, você precisa se assegurar desse detalhe antes de prosseguir com a implementação.

292dcc13-204c-4296-8eb6-08929413f47b

6. Analise a escalabilidade

Se sua empresa crescer rapidamente, o número de funcionários também irá aumentar. Sua solução VoIP estará pronta para crescer junto?

Nesses casos, as soluções VoIP na nuvem são muito melhores pois permitem que você adicione ramais e usuários com apenas alguns cliques.

7. Esteja preparado para migrações

É possível que você contrate um plano VoIP na nuvem e, em algum momento, queira migrar para um plano local. O contrário pode acontecer também.

Esteja preparado para realizar essas migrações ou, até, trabalhar com uma solução híbrida.

8. Pense na redundância

Como fica o seu sistema de comunicação caso algum desastre natural aconteça na região? Como você estará preparado para restabelecer a comunicação?

Planeje uma solução de backup para não ficar desamparado quando mais precisar.

9. Não menospreze a segurança

Se o seu negócio tem necessidades especiais de segurança, trabalhar com uma solução VoIP local pode ser melhor do que uma solução na nuvem. Você pode definir e gerenciar os requisitos de segurança.

10. Esclareça suas dúvidas

Antes de concluir sua implementação VoIP, você deve anotar todas as suas dúvidas e entrar em contato com seu futuro fornecedor VoIP a fim de esclarecê-las. Os questionamentos mais comuns costumam incluir:

  • SLA
  • Qualidade das ligações
  • Duração do contrato
  • Processo de implementação
  • Custo de ramais ou números adicionais

Suporte técnico

Seguindo todos esses passos, você conseguir fazer uma implementação VoIP bem-sucedida. Venha hoje mesmo para a telefonia digital da Omnismart e surpreenda-se com uma infinidade de recursos e economia de até 70%.

Beatriz Oliveira

Formada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Beatriz Oliveira ingressou na carreira médica como residente em um renomado hospital da cidade. Após concluir sua especialização em pediatria, decidiu dedicar-se à medicina comunitária, trabalhando em projetos de saúde preventiva em comunidades carentes, visando melhorar o acesso aos cuidados médicos e promover a conscientização sobre a importância da saúde infantil.
Dummy

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados OmniSmart®