terça-feira, 28 de maio de 2024
Login
  • Home
  • Pabx Virtual
  • Inteligência Artificial Nas Empresas: Artigo De Luxo Ou Item Obrigatório?

Inteligência Artificial Nas Empresas: Artigo De Luxo Ou Item Obrigatório?

Dummy

Muito tem se falado sobre a Inteligência Artificial nas empresas. Embora alguns gestores acreditem que investir em IA no ambiente corporativo é totalmente desnecessário e uma perda de dinheiro, outros já se deram conta da importância de colocar a Inteligência Artificial no centro das suas operações, seja qual for o porte ou setor da empresa. Nos próximos anos, a Inteligência Artificial nas empresas deverá ser adotada em larga escala. Quem não fizer isso, corre o risco de perder sua fatia de mercado, sendo deixado para trás pelas corporações mais avançadas.

O que alguns estudos dizem sobre a Inteligência Artificial nas empresas?

Atendendo ao pedido de uma empresa da área de TI, a firma inglesa de consultoria Vanson Bourne realizou um estudo intitulado “Modernização de TI: do crítico à transformação digital”. Os resultados foram impressionantes: 100% dos entrevistados disseram que a Inteligência Artificial nas empresas é essencial e concordam com a necessidade de automação de vários processos corporativos, principalmente através de robôs e automação inteligente.

Dentre os principais motivos, os entrevistados destacaram:

  • Aumento da produtividade (85% dos entrevistados citaram esse aspecto)
  • Redução de custos (62% dos entrevistados citaram esse aspecto)
  • Os robôs de inteligência artificial que vem sendo implantados nas operações simulam o comportamento humano e se tornam cada vez mais eficazes à medida que operam. Eles aprendem com as interações que fazem e promovem um atendimento cada vez mais assertivo.
  • É na área de atendimento que a Inteligência Artificial nas empresas tem se destacado. Através de ferramentas como chatbots e robôs automatizados de interação de fala (P.A Digital ou P.A Virtual), as empresas estão conseguindo dobrar a produtividade e cortar pela metade os custos de suas operações.

Aumento da competitividade é fator essencial

Quanto mais empresas e produtos se tornam disponíveis no mercado, maior é a dificuldade para que os gestores consigam um verdadeiro diferencial para aumentar vendas e lucros. Adicionalmente, a quantidade de dados só aumenta, o que torna os “cálculos” cada vez mais complexos e sofisticados. Por isso, qualquer possibilidade de vantagem sobre os concorrentes é guardada a 7 chaves, mas a Omnismart se preocupa com os seus resultados e garante que a Inteligência Artificial nas empresas é realmente importante e eficaz.

Uma pesquisa da Sales Force apresentou resultados muito positivos ao analisar o uso da IA no ambiente corporativo:

84% das empresas que utilizaram IA em suas operações notaram um aumento na retenção dos clientes

Ao mesmo tempo, 75% dessas empresas perceberam que a velocidade de vendas aumentou

Com o aumento da competitividade como fator essencial em qualquer negócio, se torna cada vez mais claro que o uso da Inteligência Artificial nas empresas não deve ser visto como artigo de luxo, mas sim como item obrigatório para quem quer sobreviver no mercado.

Considerações finais

A Omnismart é uma operadora de telefonia VoIP que tem mais de 15 anos de experiência. Recentemente, apostamos no desenvolvimento de duas ferramentas essenciais de IA: um chatbot cognitivo e uma P.A Digital.

Maria Silva

Formado em telecomunicaes pela Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), Maria Silva trilhou seu caminho profissional iniciando como assistente tcnico em uma empresa de telecomunicaes. Ao longo do tempo, ela se especializou em projetos de alta tecnologia e participou ativamente de grandes empreendimentos de telecomunicaes que priorizavam a conectividade e a inovao.
Dummy

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados OmniSmart®