sábado, 22 de junho de 2024
Login
  • Home
  • Pabx Virtual
  • Entenda Como O Voip Funciona (+ 6 Grandes Benefícios Para Migrar Agora)

Entenda Como O Voip Funciona (+ 6 Grandes Benefícios Para Migrar Agora)

Dummy

Está cada vez mais claro que a telefonia VoIP é uma excelente solução para garantir que sua equipe esteja sempre disponível e conectada para receber e fazer ligações. Como o VoIP funciona e por que a tecnologia é tão importante para empresas que buscam produtividade, crescimento e economia de custos? É sobre isso que falaremos hoje.

Despesas com telefonia são uma das principais reclamações de empresas. A tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol ou Voz sobre IP) surgiu em meados dos anos 90 e, hoje em dia, milhares de pessoas a utilizam. Porém, ainda existem muitas dúvidas em relação a esse tipo de tecnologia.

Sem dúvidas, a tecnologia VoIP veio para substituir a telefonia comum. Com custos de ligação reduzidos e diversos outros benefícios, muitas empresas já estão fazendo a troca do serviço de telefonia convencional por essa tecnologia excelente.

Veja, a seguir, como o VoIP funciona em mais detalhes.

Como o VoIP funciona

Não é difícil entender como o VoIP funciona.

Através da tecnologia VoIP, as ligações são realizadas via internet, ou seja, podem ser feitas através de qualquer dispositivo conectado à rede e por um preço muito mais baixo.

Diferentemente da tecnologia convencional, que necessita de uma estrutura física para funcionar e transmitir os dados de voz analógicos (fios de cobre), o VoIP transforma a voz em dados digitais e permite que ela trafegue pela internet.

Além de voz, também é possível enviar outros tipos de dados como vídeo e arquivos diversos.

Como é feita uma ligação VoIP?

Quando você insere um endereço de destino, ele se torna o rótulo do pacote de ligação. Este pacote move-se pela internet até chegar ao seu destino. Quando isso acontece, ocorre o reagrupamento.

Neste momento, ele é convertido em ondas sonoras. Quando dois pacotes estão simultaneamente em direções opostas, ocorre então a chamada telefônica.

Quer saber como o VoIP funciona em cada tipo de dispositivo? Confira os próximos tópicos.

Computador

Essa é uma das maneiras mais utilizadas pelos usuários que trocaram as ligações convencionais pela tecnologia VoIP. Entender como o VoIP funciona é muito importante para quem quer migrar para essa tecnologia.

Para fazer e receber chamadas VoIP, você vai precisar instalar no seu computador um software chamado Softphone TW Solutions.

Este é um software gratuito para quem já se tornou nosso cliente. A função dele é transformar o seu computador em um telefone. Muito fácil de utilizar, possui uma interface fácil e completamente intuitiva.

Adaptador ATA

Sabe aquele seu aparelho antigo, convencional? Então, saiba que ele pode ser utilizado na tecnologia VoIP graças ao adaptador ATA (Adaptador Telefone Analógico).

Com a instalação deste adaptador no seu telefone convencional, ele se torna apto a fazer e receber ligações de chamada VoIP.

Os aparelhos convencionais poderão ter fio ou não, tanto faz. Se você quiser, ainda poderá conectar as linhas VoIP diretamente na sua central PABX.

Telefone IP

Mesmo com o avanço da tecnologia, existem pessoas que preferem ainda os aparelhos convencionais. O Telefone IP deve ser conectado diretamente na sua rede de internet. Mesmo com um design parecido com um telefone tradicional, as suas entradas são diferentes.

As entradas utilizadas são RJ45, as mesmas das placas de rede dos computadores. Lembrando que o padrão telefônico é RJ11.

Um Telefone IP tem muito mais recursos que um telefone comum.

Celular ou Tablet

Uma das curiosidades dos usuários é entender como o VoIP funciona em celulares e tablets.

Você, que possui um celular Android ou iOS, deverá baixar aplicativos softphones disponíveis no Google Play ou App Store. Um dos aplicativos mais utilizados é o Zoiper.

Asterisk

Este software é gratuito, livre e possui código aberto. Sua principal função é a de implementar o software já existente com todos os recursos encontrados em uma central PABX.

6 benefícios que o VoIP traz para sua equipe

Agora que você já sabe como o VoIP funciona e como são realizadas suas ligações, que tal conferir 6 benefícios que a tecnologia traz para sua equipe?

1. Ligações com mais qualidade

As ligações realizadas através de uma linha VoIP entregam aos usuários uma experiência única, com qualidade maior do que nos sistemas analógicos.

Dependendo do plano e/ou equipamento disponível, é possível desfrutar de áudio em qualidade HD, redução de ruídos, chiados e interferências.

2. Mais recursos

Com o VoIP, é possível reencaminhar chamadas, partilhar dados com outros usuários, gravar ligações, detectar linhas ocupadas, iniciar e participar de videoconferências de excelente qualidade e muito mais!

3. Mobilidade garantida

Como o VoIP funciona por meio da Internet, a mobilidade é garantida.

Em outras palavras, com o VoIP, você fica conectado de qualquer lugar do mundo com conexão à internet. Você poderá receber e fazer ligações através de seu smartphone, notebook, computador ou tablet.

Ficar preso ao seu telefone de mesa e perder ligações importantes? Nunca mais!

4. Redução de custos

O investimento necessário para instalar uma linha VoIP é realmente baixo em comparação com todos os recursos e benefícios que a solução oferece.

A redução de custos é garantida não somente na instalação, mas também nos planos mensais e nas tarifas de ligações que são muito mais baixas.

5. Serviços integrados

O VoIP permite o envio e o recebimento não somente de áudio, mas também de vídeo e dados. Assim, une serviços como telefonia, videoconferência, fax, acesso remoto e aplicações de dados.

Diversas possibilidades de comunicação são integradas em um só sistema, trazendo muito mais produtividade para a equipe.

6. Muita segurança

Se os 5 benefícios do VoIP que acabamos de citar ainda não convenceram você a fazer a migração, saiba também que a tecnologia ainda oferece muita segurança no envio e recebimento das informações.

É muito mais difícil interceptar uma chamada VoIP do que uma chamada analógica. Seus negócios ficarão protegidos com antivírus e softwares de segurança e você só precisará se preocupar em fazer seu trabalho.

Considerações finais

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender como o VoIP funciona e que, principalmente, você tenha compreendido a diferença que essa tecnologia pode fazer em sua empresa.

Entre em contato hoje mesmo com a Omnismart, uma das operadoras VoIP líderes no Brasil, e solicite uma conta gratuita para testar nossos serviços.

Isabella Pereira

Isabella Pereira é uma jornalista especializada em tecnologia, apaixonada por explorar o mundo digital e suas inovações. Com formação acadêmica em Jornalismo, ela possui vasta experiência na cobertura de eventos e lançamentos tecnológicos. Sua habilidade em comunicar assuntos complexos de forma clara e acessível a torna uma referência na área. Com seu olhar analítico e perspicaz, Isabella está sempre em busca das últimas tendências e descobertas no mundo da tecnologia, trazendo conteúdos relevantes e atualizados para seu blog.
Dummy

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados OmniSmart®