terça-feira, 23 de julho de 2024
Login

Cabeamento Estruturado De Telefonia: Um Guia Prático

Dummy

O cabeamento estruturado é a nomenclatura utilizada para nomear a forma de conexão de um sistema de cabos, condutores, conectores e dispositivos utilizados para estabelecer uma infraestrutura de telecomunicações, onde existem normas e padrões que devem ser seguidos para que tal infraestrutura possa ser instalada.

Através do cabeamento estruturado é possível transportar os sinais que serão emitidos por um transmissor até o seu receptor, sendo uma rede física que combina cabos UTP com blocos de conexão e também adaptadores, além de outros elementos.

Entendendo um pouco mais sobre cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado permite que aconteça flexibilização sobre a instalação dos sistemas que trabalharão em conjunto, utilizando a sua estrutura. Além disso, existe a independência dos fornecedores e também dos protocolos utilizados para oferecer um aumento na capacidade de crescimento. Outro ponto interessante sobre o cabeamento estruturado é que sua gestão é simples.

Para a colocação do cabeamento estruturado normalmente são utilizados cabos de cobre de um par torcido, utilizado em redes do tipo IEEE 802.3, onde é possível optar pelo uso de cabos de fibra óptica ou também de cabos coaxial. No momento da colocação, é preciso ter em mente o total da extensão de todo o cabeamento e também da segmentação do tráfego, para que seja possível verificar a possibilidade de interferências eletromagnéticas e ainda se existe a necessidade de criação de redes virtuais.

Qual a importância do cabeamento estruturado de boa qualidade?

O cabeamento estruturado surgiu como uma solução para o crescimento de troca de informações e pela procura exacerbada por serviços de telecomunicações. Devido a essa necessidade, criou-se uma nova segmentação no mercado para atender essa nova exigência mercadológica.

O cabeamento estruturado, quando bem executado, traz diversas vantagens onde a principal delas é a redução de custos com as novas instalações, visto que as manutenções são mais simples e mais rápidas além de serem mais seguras, permitindo que seja possível que o sistema esteja disponível para que novas aplicações possam ser instaladas, que envolvem voz, imagem e também dados.

Além disso, podemos citar a garantia de desempenho devido a confiabilidade no cabeamento, a redução dos custos com mão-de-obra e também com a montagem da infraestrutura, possibilitando a ampliação/alteração para novas implementações. Quando a padronização do cabeamento está correta, é possível atender diversos tipos de serviços sem depender de tipo de equipamento ou de fabricante, agregando assim outros benefícios bem como a solução de problemas de crescimento da sua área tecnológica.

Para que você consiga usufruir de todas essas vantagens, é preciso encontrar uma empresa de confiança, para executar seu cabeamento da forma correta, oferecendo os melhores serviços com qualidade, que você só encontra na Omnismart. Entre em contato e encontre a melhor solução para você!

Beatriz Oliveira

Formada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Beatriz Oliveira ingressou na carreira médica como residente em um renomado hospital da cidade. Após concluir sua especialização em pediatria, decidiu dedicar-se à medicina comunitária, trabalhando em projetos de saúde preventiva em comunidades carentes, visando melhorar o acesso aos cuidados médicos e promover a conscientização sobre a importância da saúde infantil.
Dummy

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados OmniSmart®