terça-feira, 28 de maio de 2024
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18 Práticas Para Uma Gestão De Telecom Exemplar

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Administrar qualquer área de uma empresa não é tarefa fácil. É preciso muita organização, processos desburocratizados e conhecimento para que tudo se mantenha nos eixos. Não seria diferente com o ramo de telecomunicações. Por isso, separamos a seguir um guia prático com 18 ideias que vão te ensinar a ter uma gestão de Telecom exemplar no seu negócio.

Para que se tenha um bom programa de gestão, é preciso mapear os recursos, organizar os processos e controlar os custos.

Esse tripé te proporciona uma melhor visibilidade do inventário, dos serviços que foram contratados, das características do perfil de utilização e de todas as áreas que fazem parte desses processos.

Desta forma, é possível otimizar o ciclo de vida da gestão, aumentar a eficiência e reduzir os gastos.

Na maior parte dos casos, os programas de gestão tem como objetivo mapear erros de cobranças e evitar que pagamentos sejam realizados indevidamente. Mas, é importante ressaltar que os benefícios vão bem mais além.

Para que sua empresa atinja os resultados mais satisfatórios e que tenha uma gestão de Telecom exemplar, siga as dicas abaixo:

  • Possuir inventário mapeado de forma centralizada e com todas as informações necessárias (dispositivo, o seu estado, quem é o responsável por ele, onde reside… enfim, tudo o que for útil para uma gestão de Telecom exemplar);
  • Criar processos que mantenham o inventário atualizado constantemente;
  • Identificar quais aparelhos estão ligados a algum tipo de fidelização, a duração deste plano e as condições e valores para aplicação de multa;
  • Saber quem são todos os fornecedores e os serviços que foram contratados;
  • Possuir um canal direto de comunicação com as operadoras, principalmente com os gerentes de contas;
  • Elaborar uma política séria quanto a aquisição de novos equipamentos, como será o processo de compra e os termos de responsabilidade que o usuário deve cumprir;
  • Implementar um software de gestão de Telecom que será responsável por processar faturas e automatizar de forma padronizada as informações;
  • Possuir um processo de auditoria que abranja tarifas, planos, pacotes, serviços cancelados, recursos cancelados e demais recursos que são terceirizados;
  • Controlar as contestações que ainda estão abertas, os créditos que foram recebidos e aqueles estornos que foram efetuados;
  • Produzir relatórios para analisar e otimizar seus custos. Definir também qual será a periodização destes relatórios;
  • Agrupar as faturas de uma forma que se diminua o maior número possível de arquivos. Isso garante que esses dados fiquem organizados e não se percam;
  • Dividir os custos por cada uma das áreas da empresa;
  • Controlar o fluxo das faturas (processada, recebida, paga, enviada para pagamento, auditada);
  • Criar processos que evitem o pagamento de multas por conta de atrasos;
  • Criar cultura e políticas de conscientização acerca do uso de Telecom para seus funcionários;
  • Elaborar processos e mecanismos que evitem gastos excessivos com roaming, seja ele nacional ou internacional;
  • Contratar especialistas que realizarão RFPs (documento formal escrito para a contratação de serviços ou pessoas);
  • Possuir um time antenado e dedicado a encontrar maneiras, serviços e oportunidades de reduzir os custos.

Então, o que achou das nossas dicas para uma gestão de Telecom exemplar? Compartilhe conosco na área de comentários abaixo quais são suas opiniões sobre o assunto e acesse o site da Omnismart para conhecer nossas soluções.

Administrar o setor de telecomunicações é uma tarefa complexa que demanda uma visão detalhada e estratégica. As 18 ideias apresentadas oferecem um roteiro para aprimorar a eficiência, reduzir custos e assegurar a qualidade dos serviços de telecom em sua empresa. Seguir essas diretrizes é essencial para estabelecer uma gestão exemplar nesse setor dinâmico.

Uma gestão de Telecom eficaz ultrapassa a simples prevenção de erros de cobrança e abrange uma visão holística do inventário, processos, e relacionamento com fornecedores, além de uma comunicação eficiente e políticas internas de conscientização. Com as ferramentas e processos certos, é possível não apenas evitar despesas desnecessárias, mas também agregar valor ao negócio.

Para alcançar a excelência e manter-se competitivo, é indispensável contar com o apoio de especialistas e soluções tecnológicas avançadas. A Omnismart está pronta para ser sua aliada nessa jornada, fornecendo as soluções necessárias para transformar a gestão de Telecom da sua empresa. Visite nosso site e descubra como podemos ajudá-lo a atingir uma gestão de telecomunicações verdadeiramente exemplar.

Laura Almeida

Laura Almeida é uma escritora especializada em tecnologia, apaixonada por explorar as conexões entre a inovação digital e o cotidiano. Com formação acadêmica em jornalismo, Laura possui um olhar analítico e crítico sobre as tendências tecnológicas e sua influência na sociedade. Seus artigos e ensaios abordam de forma sucinta e acessível os avanços mais recentes, proporcionando aos leitores uma compreensão clara e objetiva do mundo digital em constante evolução. Com sua habilidade de traduzir informações complexas em uma linguagem acessível, Laura Almeida é uma voz indispensável no universo da tecnologia.
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