sexta-feira, 14 de junho de 2024
Login
  • Home
  • Pabx Virtual
  • 0800 É Sempre Gratuito? Descubra Aqui E Saiba Mais Sobre O Número

0800 É Sempre Gratuito? Descubra Aqui E Saiba Mais Sobre O Número

Dummy

Muita gente se pergunta se o 0800 é sempre gratuito. A resposta é sim, o 0800 é sempre gratuito, porém, algumas atenções devem ser tomadas.

Um toque importante para a economia na conta telefônica é a diferenciação dos prefixos. Nem todas as ligações efetuadas para companhias aéreas, bancos e toda sorte de empresas com atendimento ao cliente são gratuitas.

Quando o sistema de atendimento do serviço utiliza o prefixo 4004 ou 4002, é melhor ficar atento. Enquanto o 0800 é sempre gratuito, o 4004 e 4002 podem confundir os clientes e levá-los ao prejuízo na economia do fim do mês.

Muitos clientes não analisam a conta telefônica para conferir as ligações efetuadas e seus valores correspondentes. Alguns dos clientes mais desavisados podem não compreender o rombo na conta ao se depararem com uma ligação que, em tese, deveria ser gratuita.

É de suma importância solicitar à sua operadora um extrato detalhado para que você, cliente, esteja a par de cada cobrança.

Para evitar imprevistos e gastos prescindíveis, é preciso diferenciar os prefixos 4002 e 4004 do 0800.

Por que os prefixos diferem?

É um hábito do consumidor estabelecer contato com empresas de médio e grande porte através de ligações gratuitas. Essas ligações tendem a ter algo em comum: o 0800. Se o número de atendimento não começa com esse prefixo, é melhor ficar atento.

Nos últimos tempos, algumas empresas mudaram seu modus operandi no atendimento ao cliente. O 0800, número gratuito, passou a ser substituído por números pagos.

Algumas empresas passaram a utilizar o 0800 para ligações de fora do estado. Ligações efetuadas dentro da capital passaram a adotar o 4004 e 4002.

O contrário também acontece. Em alguns serviços, o 0800 é sempre gratuito quando a ligação é feita dentro da capital ou do estado. Para outras localizações, é preciso desembolsar algum dinheiro para contatar o atendimento.

Alguns desconhecem essa nova determinação, enquanto para outros essa diferenciação pode passar despercebida. A regra de que o 0800 é sempre gratuito tem suas variáveis dentro da confusão de prefixos.

Nos prefixos 4004 e 4002, o cliente deve aguardar na linha por minutos, enquanto o valor da ligação é contabilizado. A espera na linha é o que acarreta o valor salgado na conta telefônica do fim do mês.

Para evitar ficar plantado e ainda pagar uma quantia inconveniente, se faz necessário que algumas medidas sejam tomadas.

É permitido cobrar por atendimento ao cliente?

A resposta é sim. O 0800 é sempre gratuito, mas a cobrança pelo atendimento não ilegal. Para algumas empresas, porém, o 0800 é uma exigência. Isto é, o serviço gratuito deve ser oferecido a todos os clientes, sem distinções.

E agora, o que faço?

A melhor forma de evitar o descontrole de gasto na conta telefônica é evitando ligações em horário de pico, exceto quando se tratar de um número 0800, que é sempre gratuito, é claro.

Se for necessário ligar para um serviço de atendimento pago, nada melhor do que optar por fazê-lo em um horário de pouco tráfego na linha. Do contrário, a chance de ficar esperando é maior.

Lembre-se que cada minuto de espera estará sendo cobrado, por isso, evite horários comerciais e congestionados. Isso promoverá a economia e poupará seus ouvidos daquela musiquinha de espera interminável.

Considerações finais

O 0800 é sempre gratuito, mas esteja atento para outros serviços que, a depender do prefixo, cobram a ligação.

Camila Costa

Formada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Camila Costa é uma profissional apaixonada pelo estudo da mente humana e suas complexidades. Durante sua graduação, teve a oportunidade de realizar estágios em clínicas de psicologia, onde pôde adquirir experiência prática no atendimento a pacientes com diferentes demandas emocionais.
Dummy

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados OmniSmart®